BIOGRAFIA     


          Reginaldo Figueira de Faria, ou apenas Reginaldo Faria, nasceu em Nova Friburgo, Rio de Janeiro no dia 11 de junho de 1937. Começou a carreira artística no cinema como assistente de câmera,  para depois começar a fazer participações em vários filmes brasileiros, principalmente em obras dirigidos por seu irmão Roberto Farias.
         
          Seu primeiro trabalho foi em 1952, quando fez: Um Marido Solteiro. A partir daí continuou com a carreira fazendo filmes como No Mundo da Lua (1958), Aguenta o Rojão (1958), Cidade Ameaçada (1060) e Porto das Caixas (1962). Em 1962 atuou no longa Assalto ao Trem Pagador, filme que lhe deu maior projeção e destaque, bem como ao seu irmão Roberto, como diretor. Depois desse filme, Reginaldo participou de outros trabalhos de sucesso como: Toda Donzela Tem Um Pai Que É Uma FeraOs Paqueras, Os Machões, Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia, filme dirigido por Hector Babenco, que rendeu ao ator prestigio nacional, Barra Pesada, Parceiros da Aventura, Aguenta Coração, Memórias Póstumas, Cazuza, O Tempo Não Para e O Carteiro
         Criou polêmica quando interpretou um escritor que se envolve com uma adolescente no filme A Menina do Lado. Além de ganhar dois Prêmios Kikito de Ouro, como melhor ator de cinema.
     Reginaldo começou a atuar em novelas em 1965. Fez na Globo: Ilusões Perdidas (primeira novela da emissora e protagonizada por Reginaldo), Paixão de Outono Um Rosto de Mulher. Mudou para a TV Tupi, onde participou de Tempo de Viver. Novamente na Globo, fez Dancin'Days, Pai Herói, Carga Pesada, Água Viva, Baila Comigo, Elas Por Elas, Louco Amor, Transas e Caretas, A Máfia no Brasil, Ti-Ti-Ti. Depois foi para a TV Manchete, onde atou em Corpo Santo.
         
          Quando voltou para Globo fez novelas e minisséries como: Vale Tudo, Tieta, Boca do Lixo, Lua Cheia de Amor, Vamp, As Noivas de Copacabana, Contos de Verão, Engraçadinha...Seus Amores e Seus Pecados, A Próxima Vítima, Explode Coração, Zazá; Força de Um Desejo, Porto dos Milagres, O Clone, Celebridade, Cabloca, América, Sinhá Moça, Paraíso Tropical, Beleza Pura, Paraíso e Cordel EncantadoO AstroAmor Eterno Amor, Joia Rara, Império e a mais recente, Totalemente Demais. 

          Em novembro de 2004, Reginaldo Faria foi internado com problemas cardíacos e sofreu complicações após ter sido submetido a um cateterismo. Ele ficou internado por 35 dias, destes, 20 na UTI.
         Reginaldo Faria tem dois filhos atores, Marcelo Faria e Carlos André Faria, e do diretor, Régis Faria. É casado com Vânia Dotto e é avô de Sofia (2010), de Felipa(2011) e Lorena (2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário